domingo, 7 de março de 2010

Yangshuo, a pérola do sul da China!

Saímos de manhã bem cedo para levantar a scooter que tínhamos já reservado na véspera.

No país da poluição extrema, alugámos uma mota ecológica! Uma mota eléctrica, sem ruído ou emissão de gases! parece-me apropriado para que o nosso impacto nesta paisagem seja mínimo.



O único senão, foi descobrir, que a nossa "bomba" não passava dos 30 Km/hora!!!



Mas também quem é que tem pressa por aqui?



Com um mapa rudimentar, muito rudimentar e com o telefone do stand, para o que desse e viesse, saímos da aldeia, dispostos a fundirmo-nos com a paisagem.



Antes de entrarmos nos campos e nos caminhos de terra batida que os circundam e que serpenteiam aquelas formações rochosas que não conseguimos nunca deixar de admirar, sobra sempre tempo para uma conversa, ou tentativa de conversa com os simpáticos camponeses, ou camponesas...



Depois, quando entramos no âmago da ruralidade chinesa, estava lá tudo o que sonhávamos:

Os campos de arroz:



Os chapéus de palha:



As carroças:


O sorriso das crianças:



Os valiosos búfalos de água:



tudo isto amplificado por uma paisagem deslumbrante, que não imaginámos...




Yangshuo é verdadeiramente uma pérola, que nos deu mais do que esperávamos, porque aqui ao contrário do que encontrámos em outros sítios, existe a China imaginada por um Europeu. O bom gosto das ruas e dos edifícios, dos restaurantes e das lojas, que fizeram com que comprassemos aqui grande parte do artesanato que levámos para casa.


É verdade que existe sempre uma hello Kitty ou uma torneira em forma de elefante a estragar a boa decoração dos restaurantes e o bife de cão anunciado no menú (embora não tenhamos visto nada) também era dispensável, mas afinal de contas estamos na China não é?




Foi muito bom e como já vem sendo hábito, esperam-nos emoções fortes e especiais no destino que se segue...

Sem comentários: