quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Viagem à China, Tibete e Malásia

Em Agosto deste ano fomos até à China, ao Tibete e acabámos na Malásia para um relaxante mergulho no Índico.

Esta era para nós uma viagem que culminava o primeiro ciclo Asiático. Depois das Maldivas, Indonésia, Singapura, Tailândia, Birmânia e Cambodja, esta viagem era para nós a cereja no topo do bolo!

Para mim a maior expectativa era o Tibete, ou melhor Lhasa, visto que o exíguo período de férias não nos dava mais tempo para aquela que é uma das pérolas asiáticas. A China era um sonho antigo, provavelmente a única civilização primária do mundo moderno, só comparável com o Antigo Egipto, os Incas Maias, Aztecas ou a Roma e Grécia Antiga. É a única civilização do mundo antigo que subsiste e o património que restou chega e sobra para impressionar o mais céptico dos cépticos.

A China é provavelmente o país mais falado na actualidade, por força de todos os números extravagantes que apresenta, quer seja em termos de crescimento económico, população, área, antiguidade, censura, sentenciados à pena de morte, pobreza extrema, revolução industrial, poluição…

Por tudo isto os sentimentos eram vários e a expectativa enorme!

Esperávamos o melhor e o pior. As opiniões recolhidas e a vasta investigação prévia davam-nos um manancial de informação difícil de digerir. Mas uma coisa era certa, veríamos verdadeiros marcos do mundo antigo e moderno.

Maravilhas como a grande muralha, a cidade proibida, o templo do céu ou os cavaleiros de terracota. Veríamos a mística paisagem rural chinesa. O património natural com os Pandas à cabeça e ainda verdadeiros pedaços de história e misticismo como o Potala ou o Jokhang em Lhasa. Sobravam ainda uma réstia de orgulho nacional com a visita a Macau e o cosmopolitismo de Hong Kong e Kuala Lumpur. Para acabar nada melhor do que voltar às praias tropicais a sério. Não daquelas enganadoras como as muitas que se vêem em revistas de viagem e que nos reservam uma grande decepção à chegada (como já nos aconteceu). Aqui era garantido. Falo de Redang e valeu a pena!!!

3 comentários:

Delfim disse...

Não tem foto?...

espaço viajante disse...

no próximo post, vou colocar uma carrada delas!!!

Tá mesmo a sair...

Anónimo disse...

olá, a viagem foi planeada por vocês, ou foram através de algum programa de uma agência de viagens?