segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Birmânia nos livros

Aqui ficam 2 sugestões para quem quer visitar ou quer recordar tempos vividos na Birmânia.

"O afinador de pianos" de Daniel Mason, transporta-nos para a Birmânia colonial, sobre o domínio britânico. As descrições das cidades e vilas, bem como os percursos realizados de barco, apresentam muitas semelhanças com o que continua a existir hoje em dia.








"Sonhos que o vento levou" de Mafalda Gameiro, conta-nos 2 histórias reais onde a distância física, não disfarça a incrível proximidade que existe na vivência destes 2 povos. Os curdos, a maior nação sem pátria do mundo. são mais de 40 milhões de pessoas, "entaladas" nas montanhas entre a Turquia e o Iraque e que sofrem diariamente e ao longo de inúmeros anos as maiores atrocidades. Este livro conta-nos a história de um jovem que adere ao PKK o partido trabalhador curdo de libertação.





Mais para leste, na Birmânia, temos a história de um homem, que encontra uma possível saída para os problemas que o facto de ser católico numa nação budista lhe coloca, quando a execrável junta militar que governa o país se mostra intolerante com todas e quaisquer diferenças daquela que é a sua ideologia.




São 2 histórias reais e distintas com imensos pontos em comum, sendo o mais improvável deles o facto de estas pessoas viverem presentemente em Portugal.


Existem ainda que conheça, "Burmese Days" de George Orwell e "Do outro lado do Mundo" de Laura Vasconcellos.

Ainda não tive a oportunidade de os ler mas já estão na calha...

2 comentários:

Su disse...

Bom livro, sim senhor! Quem se terá lembrado dele? Hum? Quem terá sido?
Bjks

espaço viajante disse...

Agora não me lembro quem foi, mas assim que me lembrar digo-te :)