terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Safari em África... um sonho antigo...

Foram muitos os anos em que nos perdemos nas imagens e nos sonhos que queríamos concretizar materializados naqueles catálogos fantásticos que anualmente e religiosamente levantávamos na antiga Nouvelles Frontiéres na Avenida Tomás Ribeiro em Lisboa.



Estes catálogos eram para nós uma janela de sonhos e excitação, com as viagens, julgávamos nós, impossíveis para destinos exóticos e distantes. Nestes catálogos víamos Viagens que não existiam nas outras agências, que despertavam em nós uma vontade enorme de partir. Era porventura já um gene nosso de Viajante que despontava, mas que chocava sempre com a triste realidade económica de 2 estudantes falidos!!!



Mas cedo percebemos, que não custa sonhar, e já que sonhamos, que sonhemos com aquilo que nos faz verdadeiramente felizes!!!



Foi como estudantes falidos, e com uma enorme vontade de viajar que começámos a pensar numa simples viagem a Londres. Para realizarmos essa viagem não tínhamos qualquer alternativa: Tínhamos que pôr mãos à obra e começar a trabalhar! Muitas entrevistas de estudo de mercado fizemos nós para a Intercampus ali na Baixa. Muitas horas de promoções de perfumes fez a Xana nas Amoreiras e outros centros comerciais, passagens de modelos de pijamas para retalhistas no Hotel Fénix no Marquês de Pombal e até dias inteiros vestida de pijama na Fil na Moda Lisboa... Muitos caixotes acartei eu às costas nas madrugadas das 5as feiras e Domingos a descarregar os camiões completos de roupa que chegavam à Zara no Colombo... Hoje parece impossível, mas trabalhei mais de um ano e meio na Zara e ainda hoje me dá vontade de rir ao relembrar o telefonema que fazia nos dias de camião:"Fala da Zara do Colombo?... daqui fala o Gonçalo do camião! a que horas chega hoje a mercadoria?"



Muitas horas de esforço mútuo, sendo que todos os escudos eram poupados religiosamente! (Sim eu ainda sou do tempo dos escudos :-)



Foram tantas as horas que trabalhámos que chegámos à conclusão que tínhamos dinheiro para mais do que uma Viagem a Londres, e num velho catálogo da agência Tagus (a agência dos estudantes falidos onde se compravam os bilhetes de interrail) vimos umas fotos fantásticas de praias paradisíacas nas Maldivas!!! Na altura lembro-me falar nas Maldivas e quase ninguém conhecia, perguntavam-me o que é que eu ía fazer para as Malvinas... Quem diria hoje que pouca gente conhecia as Maldivas na altura...



Foi amor à primeira vista e estava garantida excitação máxima com todos os preparativos para essa Viagem!



Já com tudo tratado e o sinal pago na Tagus, sempre na dúvida se o dinheiro chegaria para tão ambicioso empreendimento, o balde de água fria! A nossa viagem foi cancelada por não arranjarmos võo de ligação para a Zurique!!! Fizémos tudo bem, com meses de antecedência, a excitação era enorme e no final uns incompetentes da operadora (ou da agência, nunca soubemos) estragavam o nosso sonho!!!



Corria o ano de 1998 e passar-se-iam 2 anos até voltarmos a "agarrar" esta Viagem. Pelo meio um interrail e um Erasmus na Suécia "atrasaram" este nosso sonho.



Foi pois 2 anos mais tarde que recorremos à Nouvelle Frontiéres, apaixonados que estávamos há anos pelos catálogos, especialmente o "circuits" e fomos tratados divinalmente naquela que seria uma relação fantástica, especialmente por causa do Diogo, um fantástico profissional que sempre tratou de nós com imenso esmero, dedicação e empenho! Relação essa que dura até hoje, se bem que "atraiçoada" aqui e ali pelas imensas hipóteses que a internet veio colocar à disposição dos viajantes...



Mas o que me levou a esta introdução, não foi a Viagem às Maldivas, hei de voltar a ela um dia destes, mas sim a relação com a Nouvelle Frontiéres (agora Tui) que nos organizou já em 2004 o nosso Safari em África... Lembro-me de ver o catálogo e sonhar com aqueles Safaris que me apresentavam, que me levavam a olhar de outra forma para o Francês e que me chocavam com a triste realidade de não poder fazê-los...



Já era um sonho antigo e como se tratava de uma Viagem mais cara, aproveitámos para a fazer na Lua de mel! "Compramos menos móveis e vamos!!! dizíamos excitados!!!"



Assim começou este nosso Safari. O plano era fazermos Safari no Quénia e na Tanzânia para depois relaxar nas praias de Zanzibar e já agora porque não um mergulhinho nas Maurícias e espera lá, se fazemos escala em Amsterdão, já agora ficamos lá 4 ou 5 dias...



Preparámos 5 semanas de Viagem, aproveitando as férias todas e mais uns dias da licença de casamento...



Contávamos visitar as reservas de Masai Mara e Lago Nakuru no Quénia e as reservas de Tarangire, Lago Manyara, Serenghetti e Ngorongoro na Tanzânia. Os hoteis seria uma mistura de Sopa Lodges e Serena Lodges, cadeias de hoteis que existiam em quase todas as reservas (a nossa preferência ía para os Serena, mais casuais e intimistas do que os mais luxuosos Sopa) e o fantástico Mara Simba no Masai Mara!



A nossa "base" seria Nairobi no cinematográfico e decadente chique Nairobi Safari Club!



Daqui partiríamos para o Kilimanjaro na Tanzânia, regressaríamos de Zanzibar e voltaríamos para voltar a partir para as Maurícias. Mais um regresso e desta vez quase a casa, com uma escapadinha a Amsterdão. Nos intervalos, deu para ir jantar ao mundiamente famosos Carnivore! Foi pena não termos aproveitado mais Nairobi, tal foi o medo que nos meteram com a criminalidade, porque gostaríamos de ter visitado a quinta de recuperação dos elefantes orfãos, a quinta das girafas ou a casa da Karen Blixen. Fica um motivo para um regresso no futuro... Éramos mais tenrinhos, se fosse hoje não tínhamos falhado estes "highlights"



Estavamos casados e "abençoados" e era hora de partir!

4 comentários:

Delfim disse...

muito bom. nao só a viagem que vais relatar mas tb relembrar como tudo começou convosco.

venham lá esses relatos!

espaço viajante disse...

Tenho que puxar pela memória com a ajuda de todas as fotos!!!

neu laif productions disse...

demais! sabe bem ver q aqueles camiões todos da zara não foram em vão! hehe! abraço e happy travels!

espaço viajante disse...

eh eh eh! Acho que foram bem investidos!!!